quarta-feira, outubro 04, 2006

Filosofia de Artes Marciais

A pratica do karate-do tem uma metodologia de educação estruturada na formação do caráter e na integração psicossocial do indivíduo perante o meio em que vive.
É interessante observar que na fase inicial o praticante deve aceitar com humildade todos os ensinamentos e as tarefas , que irão variar conforme a evolução das faixas, nada nos ensinamentos são sem objetivos. Os fundamentos da arte são necessários , bem como as raízes de uma planta fincada no solo.
Além dos fundamentos é necessário o constante estudo dos praticantes para o seu desenvolvimento intelectual.
Já na faixa preta é a hora da auto avaliação dos conhecimentos básicos assimilados por cada um. É neste momento que o aluno começa a obter resultados nos campeonatos e adquire a vivência das vitórias e derrotas e todas as sensações que as acompanham. Como o desempenho físico e a habilidade. Neste momento é necessário amadurecer o autoconhecimento e a autoconfiança e a sua estrutura pscologica. Nesta fase é comum o praticante deixar se levar-se pelos títulos e perder-se no caminho da vaidade e a arrogância.
Entretanto passado esta fase segue-se um natural declínio e um desgaste em termos de competição. E os fundamentos psicológicos e filosóficos o auxiliará na compreensão e aceitação de seus limites técnicos e físicos evidenciados com o aumento da idade.
A próxima fase é a da maturidade e completo desenvolvimento do potencial físico, e uma busca de tranqüilidade mental e harmonia espiritual com o mundo e a sociedade. É o momento que o praticante integra se a sua comunidade ensinando os seus conhecimentos para o bem comum. O declínio físico, decorrente da idade, leva a um aumento da busca da espiritualidade mantendo a sua eficiência e saúde.
Na última fase o praticante atingiu o desenvolvimento de suas virtudes, seus valores morais e uma paz espiritual; é considerada a fase do equilíbrio completo. E permite ao karateca atuar no beneficio do próximo, agir como redutor das diferenças sociais e harmonizar os diferentes povos que estiver ao alcance de um simples mestre de karate-do.
Como aprendemos no karate do ‘o arroz somente esta pronto para sua colheita quando os seus cachos dobram amarelos pelo tempo’.

Nenhum comentário: