quarta-feira, outubro 04, 2006

Filosofia de Artes Marciais

O CAMINHO DA FILOSOFIA


Algumas das características da filosofia do KARATE-DO é o sentido da tranqüila confiança na vida, uma submissão pacífica ao acaso, essa postura frente ao perigo e á calamidade, nos possibilita a vitória.

O “DO” utilizado no Karate-do, significa caminho; Caminho este que é um profundo esforço humano para elevar-se pela concentração as zonas do pensamento em uma busca do silêncio interno, em uma compreensão que excedem os limites da expressão verbal.

O seu método é o exercício físico, combinado com a respiração, e um contínuo movimento de formas, sempre elevando os seus limites buscando a harmonia de suas emoções e energias internas.

O “DO” ensina a bondade inata das pessoas e pureza em tudo aquilo que nos cerca, a lealdade como princípio humano. Isto fica bem aparente em uma de nossas formas de treinamento que denomina-se MEYKIO significando “espelho claro “, que nos ensina , que quando alguém se coloca em frente á sua própria imagem refletida na brilhante superfície, eqüivale-se ‘O HOMEM, CONHECE TE A TI MESMO”, mas não somente a sua parte física como narciso, mas tudo aquilo que esconde por trás da cortina da alma.

Os princípios morais da filosofia do karate do são:
A benevolência, que inclui o espírito público, piedade filial, a retidão, o valor, fraternidade, integridade e pureza;
A correção que engloba; o respeito, humildade e deferência;
O conhecimento que inclui o do homem e a natureza;
A boa fé que compreende a verdade, sensibilidade, sinceridade e honestidade.

Assim o Karate-do vem superando o tempo com seu ensino, como os nossos antepassados faziam com os seus aprendizes.

Nenhum comentário: